TEXTO 09
Irmãos e suas cores
Hoje quero falar sobre irmãos de uma forma geral, vou começar pelos meus irmãos de sangue. Cada irmão que Deus me deu, de laços sanguíneos, tem um significado ‘simbólico’ em minha vida, e nada mais justo dedicar meu texto a eles.
Dessa forma vou começar descrevendo o que cada um simboliza em minha humilde existência, os quais eu atribuí cores por significados pessoais, e que, também vou relacionar as cores deles aos significados atribuídos por estudiosos. Uma vez que, ao pesquisar, descobri que tudo isso tem uma ligação incrível, e somente quem realmente os conhece entenderá a veracidade dos meus relatos acerca de cada um deles.
-Laís, minha irmã mais velha, 27 anos, simboliza (proteção e cumplicidade) na minha vida, porque ela me dá segurança, me defende de tudo e de todos custe o que custar, e me protege desde que me entendo por gente, ela é o meu escudo, e a nossa cumplicidade ultrapassa barreiras de tempo e distância. Atribuo a ela de forma particular a cor rosa, pois é a cor que ela mais gosta desde sempre, tudo dela é rosa, assim como eu. A cor rosa significa amor, elevação e sedução.
-Vinícius, 16 anos, simboliza (cuidado e companheirismo) na minha vida, porque ele me dá bem estar, oferece seu ombro amigo quando eu mais preciso, às vezes parece um irmão mais velho, me ouve e faz tudo que eu peço, é companheiro nas horas boas e nas horas ruins. Atribuo a ele de forma particular a cor azul, pois ele é cruzeirense de coração, assim como eu. A cor azul significa serenidade, maturidade e harmonia.
-Arthur, 1 ano e 7 meses, simboliza (ternura e diversão) na minha vida, porque ele me dá emoção, me oferece o carinho mais puro e verdadeiro que uma criança pode dar, e ao mesmo tempo tem o dom de tornar minha vida mais alegre e divertida. Atribuo a ele de forma particular a cor roxa, pois ele ama Açaí Patos, assim como eu. A cor roxa significa espiritualidade, magia e mistério.
-Bernardo ainda não nasceu, mas já simboliza (união e esperança) na minha vida, porque ele me dá esperança de um futuro melhor para mim, para ele e todos ao seu redor. Ele foi capaz de unir pessoas e sentimentos diversos sem fazer absolutamente nada, somente pelo fato de existir. Atribuo a ele de forma particular a cor verde, porque ele conseguiu unir antes mesmo de nascer, o que ele simboliza para mim, junto ao significado da sua cor. A cor verde significa esperança, liberdade e saúde.
Acredito que não foi por acaso que nascemos com laços sanguíneos que, de uma forma inevitável, nos unem. Há uma força maior! Temos uns aos outros para nos completarmos quando parecer faltar parte de nós.
É possível mensurar o valor e o amor de um irmão?! Acho que não. E talvez por isso Deus tenha me presenteado com quatro, até o presente momento. Confesso que meu coração fica partido ao meio, metade dele fica na Bahia com a Laís e o Bernardo, e a outra metade fica em Minas Gerais com o Vinícius e o Arthur, pelo fato de cada dupla morar em um Estado diferente, e eu não poder compartilhar minha vida com todos eles, todos os dias.
Assim, entre estar divida, nas minhas andanças no decorrer da vida, fiz vários irmãos (ãs) de laços afetivos, que também possuem significados importantes, simbólicos e uma cor relacionada, que nem dá para mencionar todos aqui. Agora lhes faço outro questionamento. Quem disse que para ser irmão tem que ter somente laços sanguíneos?! Eu tive sorte, por ter recebido e conquistado tantos irmãos de laços afetivos, que tem o poder de preencher espaços únicos em meu coração.
Não sou muito religiosa, mas tenho minhas convicções, e indago aos meus leitores a seguinte questão: Por que vocês acham que na Bíblia Jesus se refere a todos como irmãos e irmãs? Na minha opinião, talvez seja pelo simples fato de sermos filhos de Deus assim como ele. Por isso nos trata de forma igual, sem qualquer distinção. E também por que ele gostaria que nós todos, seres revestidos de um corpo e uma alma, tratássemos uns aos outros com fraternidade, com amor e respeito, isso é ser irmão.
Com intuito de reflexão extraí os dois trechos Bíblicos seguintes:
“Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. (1 Pedro 1:22)”
“Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (1 João 4:20)”
Então, se por acaso, você que está lendo esse texto achar que não tem irmãos, olhe ao seu redor, reflita na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus, e descobrirá que tem muito mais irmãos do que imagina.
Se você não foi presentado por Deus com incríveis irmãos de laços sanguíneos como gostaria, ou foi, mas, não teve oportunidade de conhecê-los, ou qualquer outra situação semelhante que te entristece, por favor, valorize seus irmãos de laços afetivos, aqueles que caminham ao seu lado. Veja-os como presentes de Deus, que também são capazes de lhe proporcionar sentimentos especiais e únicos, atribuam-lhes significados simbólicos e cores.
A vida com irmãos é mais bonita, é mais colorida é mais prazerosa de ser vivida. Capaz de preencher vazios no coração, quando não conseguimos ver nada além da escuridão!
Autora: Juliane Nunes Soares
Snap: julianens
Instagram: julianens
Nenhum comentário:
Postar um comentário